terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Tupi Moderno OS PREFIXOS DO DIALETO TEMBÉ-TÉNÊTÉHAR

A+ (Mont. 505 ahechag; yo veo)
Eu; pron. pessoal sujeito do verbo
a-étzak = eu vejo

É+ (Mont. 14 emboe; enseña tu)
Pref. da 2ª p. f. imperativa
É-zur(i) tzê = venha cá
É´u é-ho = vai comer
É-kêr é-ho = boa noite (vai dormir; vai e durma)

Érê+ (B.C. 123 ere; tu)
Tu; pron. pessoal sujeito do verbo
Érê-tzak = tu vês.

Hê+ (Rest. 385 che; mi, mis; yo)
Eu; sujeito v. predicativo
Meu, minha, meus, minhas; adj. posssessivo
Hê-ruwĭtzãng = estou com frio
He-wĭrapar = meu arco.

I+ (B.C. 169 i; delle, della, delles, dellas)
Ele(s), ela(s); sujeito v. predicativo
Seu, sua, seus, suas
i-katu = ele (ela) é bom
i-wĭrapar = o arco dele (relativo).

Ihê+ (Mont. 330 yché; yo)
Eu; pron. pessoal sujeito isolado ou de ênfase
Ihê a-zapo kwêy = sou eu quem fez isto
É-rur ihê-we = me traz.

Ma´ê+ (B.C. 223 mbaê; verdadeiro prefixo para formar verbos absolutos e substantivos abstratos de modo análogo a poro); entra em composição para indicar animal ou coisa indefinidos, corresponde a puru para seres humanos indeterminados.
Ma´ê-zuka = matar caça ma´ê-ĭwa = uma fruta
Puru-zuka = matar gente ma´ê-putĭr = uma flor
Usa-se também como primeiro termo dos advérbios à forma interrogativa:
Ma´ê-méhé? = quando?
Ma´ê-pé? = onde?
Ma´ê-nũngar? = como?
Ma´ê-wi? = de onde?
Ma´ê-pa? = o quê? (H.F.)
Ma´ê-ramo? = então, para quê?
Ma´ê-réhé? = porque, por que motivo?
Ma´ê-té? = que, qual?

Mo+ (B.C. 271 mo; mbo) – idem mu
Pref. verbal ou adj. para formar o factitivo
Katu (bom); mu-katu (idem:mõngatu) = aprimorar
Mémêk (mole); mu-mémêk = amolecer, derreter
kĭze (estar com medo); mu-kĭze (idem: mõngiyê) = amedrontar, meter medo
wôk (rachar-se); mo-wôk = rachar, rasgar
ko (estar) = mo-ĭngo = por, colocar.

Mo+ (B.C. 32 amo; alguém, algum, um, uma etc.)
Pref. Pronominal; quem (em composição)
Mo-réhé-té? = para quem, por causa de quem?
Mo-rupi-té? = com quem, em companhia de quem?
Mo-té ko? = quem é (este)?

Mo+ (B.C. 215 mamo – ma, interr. mô – lá longe, onde)
Adv. de lugar, entra em composição nos esquemas infra
Mo-pé-té (mo-pé)? = onde, em que lugar?
Mo-rupi-té (mo-rupi)? = por onde?
Mo-wi-té? = de onde?
Mo-wi-té turi-ra´ê? = de onde será que ele vem?

Na+ (B.C. 297; pref. negat. geral de modo indicativo)
Pref. do verbo à forma negativa, exceto para o imperativo
(idem n – quando o pron. começar por vogal)
na-reko-i = não tenho
nu-iko-i = não está
na-hêta-i = não há, não tem
na-maran-i = não faz mal
na-ruzar(i) = nem ligo, não me importa
na-katu-i = não presta.

Nê+ (B.C. pág. 301 ndé; pron. te, ti, de ti etc.)
Pron. pessoal; tu
Adj. Possessivo; teu, tua, teus, tuas
Nê-ma´ê-ahĭ-ra´ê? = (tu) estás doente?
Nê-rapĭy = tua casa

Nu+ pref. verbal indicando acompanhamento
Nu-ku´êm = passar a noite com
Ku´êm = amanhecer
Hêm = sair nu-hêm = tirar, retirar
Wéhêm = chegar nu-wéhêm = chegar com

O+ (B.C. 339; pron. elle, ella, elles, ellas)
Pron. Sujeito 3ª pessoa; ele, ela; eles, elas (id, u-)
O´o = ele remenda
u-kêr = ele (ela) está dormindo.

Opo+ (B.C. 362 opo; pron. pac. da 2ª pes. do pl., quando o 1º é agente)
Pron. da 2ª pessoa do plural caso direto v. ativo: vós, vocês
Opo-ayhu = amo-vos

Pé+ (B.C. 363 pé; vós)
Vós, vocês; sujeito do verbo – adj. poss., vosso(s), vossa(s)
Pé-ho pé-aê aê = ide cada um (de vocês) do seu lado.

Pu+ (var. de opo)
Pron. 2ª pess. pl. caso dir., forma apocopada
Ihê a-pu-étzak = eu vejo vocês.

Puru+ (B.C. poro)
A gente (opõe-se a ma´ê = coisa ou animal)
u-puru-zuka = ele matou alguém
u-ma´ê-zuka = ele matou uma caça
puru-amutar(é)´ ĭm-(h)aw = inimizade, antipatia.

Ru+ (var. de nu-); de iru: em companhia de
Pref. verbal indicando acompanhamento
Pémi u-mimĭr u-éru-kêr = Pembi dorme com a filha.

U+ (pron. p. Suj. Verbal da 3ª pes. Sing. e pl.; adj. poss.)
Ele(s), ela(s); seu(s), sua(s)
u-kêr-a´u-a´u = ele (ela) está fingindo dormir
u-wĭrapar = o arco dele (abs.)

Urê+ (pron. p. suj. 1ª pes. pl. exclusivo; adj. poss. Id.)
Nós, nosso(s), nossa(s)
Nazäwê urê-zapo = nós fazemos assim
Urê-kwêr = nação, tribo
Hê-urêkwêr = minha tribo.

Wa+ (pron. p. e adj. poss. 3ª pes. pl.)
Ele, ela; deles, delas.

Za+ (B.C. 561 ya; pron. Ag. De 1ª pes. Incl. Nós todos)
Forma apocopada de zanê; suj. v. 1ª pés. Pl. inclusivo nós (todos), com verbo de ação
Pahar za-ha = vamos rápido.

Zanê+ (B.C. 569 yandê; pron. pessoal 1ª pes. pl. inclusivo; nós)
Pron. p. suj. v. predicativo 1ª pes. Pl. inclusivo; nós
Adj. poss. correspondente; nosso(s), nossa(s)
Zanê-ku´êm = bom dia (amanhecemos)
Zanê mukwi-amo u-mu´i(a)-ram zépé´aw = um de nós vai rachar a lenha.

Zé+ (B.C. 575 ye; pro. refl. é empregado em v. comp. cujo tema não é usado simples)
pref. verbal para a forma de reciprocidade (se ipsum)
amǐk = ser apertado, enforcado, engasgado
zé-amǐk = engasgar-se, enforcar-se, perder a respiração
kwaharêr i-zê-amǐa-amǐa´w-méhé -pê a-pǐhǐk = tirei da água um menino quando estava se afogando.

Zo+ (id. zu-)
Pref. verbal parecido ao precedente, senão que dá uma noção atributiva ou dativa mais forte que se reverte seja ao sujeito, seja ao objeto.
A-zu-kwên kwéhé ko-taw-a´i = já passei por esta aldeia
A-zu-pin hê-réha-ita-kân-raw = depilo-me as sobrancelhas.


*Nesta grafia o "ê" é aberto e o "é " é fechado / o ǐ tem o som do y da grafia de Lemos Barbosa e Eduardo Navarro/ o w tem som de û.

Bibliografia: Simbolismo Verbal Primitivo, Max H. Boudin, 1963

Um comentário:

Anônimo disse...

ola bom dia, não acho certo o nome tupi moderno ao nhengatu, pois nao tem nada a ver , a gramaticva e muito diferente, o lexico, e se assim voce considerar, entao o portugues é Latim moderno?