terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Possessivos

Os adjetivos possessivos em Tupi comportam-se geralmente, como os possessivos de nossa língua. Não há em Tupi os pronomes possessivos:

Xe: meu, minha. meus, minhas
Nde: teu, tua, teus, tuas---------
I (relativo): seu, sua, seus, suas; dele, dela, deles, delas
O (reflexivo): seu, sua, seus, suas; dele, dela, deles, delas
Îandé (inclusivo): nosso, nossa, nossos, nossas
Oré (exclusivo): nosso, nossa, nossos, nossas
Pe: vosso, vossa, vossos, vossas
Asé: da gente----------------------

- Oré é utilizado quando "nosso" não inclui a pessoa ou as pessoas com quem se fala. Nos casos em que a pessoa ou pessoas estão incluídos usa-se îandé.

Îandé oka: nossa casa (dizem entre si os donos da casa).
Oré oka: nossa casa (diz um ou vários donos da canoa a um ou mais que não são)

- Usa-se o quando "seu", "sua", "seus", "suas" referem-se ao sujeito".

Afukaká destruiu sua canoa (do Afukaká mesmo): o ygara
Afukaká destruiu sua canoa (de Izarari): i ygara


Regras de Pronúncia

- I, antes de outro i ou de y, recebe um î eufônico:

I-î ygara: sua canoa
I-î r-uba: seu pai


- O s que se segue ao i, passa para x

sy: mãe i xy: a sua mãe
sama: corda i xama: a sua corda


VOCABULÁRIO
ygara: canoa
r-uba: pai
oka: casa

Um comentário:

mopc disse...

acho que nossa casa ficaria "iandé roka" e "oré roka", sendo "oka" pluriforme do tipo (0rs) não?