terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Numerais

Em tupi antigo não existe numeração acima de quatro,para expressar unidades acima utilizam-se alguns recursos como xe pó (minhas mãos) para cinco e etc., a numeração do Tupi Antigo é a seguinte:
1-oîepé
2-mokõî
3-mosapyr
4-irundyk

Os numerais ordinais são:
1º-ypy
2º-mokõîa
3-mosapyra
4-irundyka

Notas Gramaticais: Os números cardinais podem anteceder ou vir após o nome que se referem:
mosapyr îakaré a-îuká ou îakaré mosapyr a-îuká (matei três jacarés)
Os numerais ordinais sempre vêmn após o nome a que se referem:
Tupã o-î-monhang abá ypy (Deus fez primeiro o homem)

Para expressar quantidades acima de quatro podem ser utilizados alguns recursos como esses propostos abaixo:
5-Xe pó (minha mão)
6-Xe pó oîepé (minha mão e um)
7-Xe pó mokõî (minha mão e dois)
8-Xe pó mosapyr (minha mão e três)
9-Xe pó irundyk (minha mão e quatro)
10-Mokõî pó (duas mãos)

Bibliografia: Pe. A. Lemos Barbosa - Curso de Tupi Antigo - Livraria São José, Rio de Janeiro.
Luiz Caldas Tibiriçá - Dicionário tupi português - Traço Editora, 1984

Nenhum comentário: